Manifesto Conexão Pelo Clima 2022

Oportunidades da bioeconomia

Os eventos naturais extremos pelo mundo, como secas severas, fortes chuvas, ondas de calor, entre outros, mostram que as mudanças climáticas têm causado danos irreversíveis. A economia e a sociedade já estão sentindo os resultados dessas alterações. Biomas em diversos lugares foram afetados pelo aumento da temperatura global ou por outras mudanças adversas às suas condições naturais.

A forma como gerenciamos nossos recursos naturais é um dos principais fatores responsáveis pela mudança no clima. Agora, mais do que nunca, é necessário seguir por caminhos sustentáveis e pensar em uma economia preocupada com nosso meio ambiente. A reflexão sobre como podemos lidar melhor com o nosso planeta e planejar um futuro sustentável é não apenas necessária, mas também urgente.

A bioeconomia visa isso: aplicar conhecimento a fim de impulsionar um desenvolvimento consciente para seguirmos em frente com uma perspectiva benéfica para o planeta. Empregando novas tecnologias aliadas à sustentabilidade, é possível desenvolver vacinas, biocombustíveis, enzimas industriais e outros diversos produtos. A bioeconomia tem implicações para um projeto de Brasil economicamente sustentável e socialmente inclusivo. Pode ser incorporada no planejamento de diferentes políticas públicas de impacto.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) entende que a bioeconomia pode auxiliar no combate a questões urgentes, como a fome, a pobreza e as mudanças climáticas. Dessa forma, diante do contexto climático e da mudança de consciência da economia sobre o meio ambiente, a edição 2022 da Conexão do Clima vai focar suas atividades na discussão de possíveis caminhos rumo a uma realidade mais sustentável.

Convidamos empresas, governos, sociedade civil e empreendedores a conhecerem as novas e possíveis perspectivas de um modelo de negócios integrado à natureza e propor ideias, projetos e inovações que sejam alternativas viáveis para atender às necessidades da sociedade e do planeta como um todo.

Queremos expandir horizontes e propor uma agenda positiva para ações de empreendedorismo latino-americano, a fim de mitigar e adaptar os efeitos da crise climática e alcançarmos as metas globais estabelecidas para reduzir os impactos no meio ambiente.

© 2022 Todos os Direitos Reservados a Conexão pelo Clima

Traga sua marca para fazer parte de um dos eventos climáticos mais importantes da América Latina!

Dia 09/09/2022 no Unibes Cultural